Skip to content
Primeira Página seta Vouzela seta Vouzela seta Polémica no Carnaval de Campia
Polémica no Carnaval de Campia Imprimir e-mail
Escrito por Administrator   
24-Jan-2008

Reacções:

Desde do passado dia 20, domingo, que o e-mail do Notícias de Vouzela tem recebido inúmeras mensagens, oriundas de todo o país, relativas à tradição que tem lugar na freguesia de Campia, na época do Carnaval. Alguns dos remetentes, para além do texto original, enviaram-nos também o seu comentário sobre o assunto, demonstrando o seu total desagrado e indignação com a dita tradição. Deixamos aqui todos os que nos chegaram em tempo útil para que o leitor possa ter uma noção mais exacta da proporção deste assunto, de âmbito já internacional, que mereceu também atenção dos meios de comunicação social nacionais.

- Esta não lembrava ao diabo!!! Caros amigos dos animais! Chegou a hora de acabar com uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos.

Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela, em Viseu.

Fernando Barata

 

-É possível manter a tradição através da inovação.

Teresa Branco

 

- Venho desta forma denunciar junto de V.Exa., um caso de extrema violência prestes a acontecer na Sua área de actuação, o qual tenho a certeza que é do Seu inteiro desconhecimento. Acontece em Campia, uma pequena aldeia do concelho de Vouzela em Viseu. No dia de Carnaval os organizadores da festa teimam em incluir uma tradição que consta do seguinte: Os organizadores caçam, roubam um gato, algures, e metem-no num

cântaro onde fica fechado até à hora da festa, (todos  sabemos que os gatos sofrem de forte claustrofobia, e, só isto é causa de grande angústia e sofrimento). Depois, no largo da festa, está um grande mastro ladeado de lenha, o cântaro é elevado por cordas até ao cimo do mastro, a seguir lançam fogo á lenha que aquece o cântaro, queima as cordas e o  cântaro cai desfazendo-se em cacos; o gato (se ainda puder) corre espavorido tendo á perna as pessoas (esta denominação estará correcta?), a persegui-lo com paus para ver quem lhe acerta. Todos sabemos que os países civilizados não admitem más tradições, só as que dão alegria e bem-estar a todos. Já no 3º mundo abundam as tradições em que o forte usa o fraco; Os apedrejamentos, os sacrifícios, as amputações, a escravatura, geralmente em que as vítimas são as mulheres, as crianças e os animais. Todos nós temos obrigação de colaborar na evolução do nosso país. Com a autoridade que Lhe é devida, agradeço que intervenha e tome medidas urgentes e imediatas. Este acto é uma BARBARIDADE. Na certeza da Sua actuação, subscrevo-me com elevada consideração.

Dra. Ana Ribeiro

 

- Boa tarde, recebi este e-mail cujo conteúdo a ser verdadeiro me chocou (ou não tendo em conta o país em que estamos). Gostaria de confirmar se é verdadeiro ou se não passa de mais um e-mail que é posto a circular na net sem fundamento. Vejo ”envolvido” um padre. Sendo eu católica recuso-me a acreditar que tal prática tenha o acordo do mesmo. Se sim farei chegar isto ao conhecimento das entidades superiores da Igreja católica....aguardo uma resposta de forma a agir em conformidade

Fátima Rodrigues

 

- Junto encaminho mensagem que recebi. Quero lembrar que torturar animais é um crime punido por lei. Campia está a tornar-se conhecida pelas piores razões. Gostaria que o motivo de aparecerem nos noticiários da televisão seja o terem terminado com uma tradição cruel. Aguardo as vossas notícias. Na falta de resposta, entenderei que tencionam

manter essa tradição e procederei em conformidade.

Maria Moreira

 

- Em pleno século: 21 não se compreende como ainda existem pessoas, não sei se esse nome é próprio para qualificar... quem tem coragem para participar numa barbárie deste tipo!!!

E COMO ALGUÉM DIZIA A QUALIDADE DE UM POVO MEDE-SE PELA FORMA COMO TRATAM OS SEUS ANIMAIS. Somos mesmo do melhor!!!

Beta Gonçalves

 

- Deviam ter vergonha... «Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”

Leonardo da Vinci Cristóvão D. Norte

 

- Recebi e-mail com o teor abaixo. Incomodada mas, sobretudo, envergonhada, só peço que me digam que é mentira!

Helena Santos e Silva

 

- Exmo Senhor Director: Acabo de remeter ao Sr. Presidente António Ferreira a seguinte mensagem Caro Sr Presidente: Ouvi falar de uma festa de terror em que um gato é sacrificado para alegria das gentes. Acha V. Exa. que pode dar o seu acordo a uma festa tão bárbara? Certamente que não acha, mas as tradições têm força. Quererá V. Exa. ficar na História por ter aliviado o sacrifício inútil de um ser vivo? Certamente que sim. Todos lhe agradeceremos. Estou certo que V. Exa. tudo fará para acabar com o sacrifício desnecessário de um ser vivo que ama, se alegra e sofre como qualquer humano.

Nós ainda podemos filosofar sobre o sofrimento no mundo. Um animal não tem essa capacidade. Gostaria de saber que o nome de V.Exa. fica na História por ter contribuído para prestigiar ainda mais a sua terra, e por ter tido um gesto nobre e de grande coração.

Obrigado, Sr. Presidente António Ferreira

José de Almeida

 

- Assim, pergunto a V.Exa., que atitude irá o prestigiado Jornal que V. Exa. dirige tomar relativamente a esta questão? Irá ser um arauto de uma nova consciência planetária, respeitando e divulgando o novo pensamento da ética da terra, ou continuará a permitir (explicitamente ou com o seu silêncio) a tortura de animais nossos irmãos na Terra?

Estou certo que defenderá os novos valores. Vou ficar à espera Obrigado

Sr. Director

José de Almeida

 

- Tive conhecimento, no dia de hoje (que até me estava a correr muito bem) que em Campia, durante os festejos carnavalescos, procedem à tortura de um animal – GATO…

Eu quero acreditar que isto não passa de mais um boato… ou então poderá ter acontecido em carnavais passados, mas actualmente já não acontece… Fico tristíssima com tudo isto, e com o baixo nível cultural do nosso país… Quanta maldade existe, ainda, no nosso

país… Isto não poderá ser verdade. De qualquer forma, a ser boato (oxalá seja), quem o lançou, será uma pessoa do mais baixo nível possível, pois estas coisas, não devem sequer, ser pensadas… As nossas crianças de hoje, serão as boas pessoas de amanhã… por favor não permitam que elas tenham acesso a este tipo de histórias cruéis. Senhores detentores do poder desta Junta de Freguesia, olhem à vossa volta. Hão-de haver várias pessoas a sofrer, por saberem que alguns humanos próximos, se divertem a torturar animais… Coisa horrorosa… Mais deprimente ainda, é o facto, de o meu marido ser descendente da vossa freguesia, e de ter sido o meu filho a dar-nos conhecimento desta situação. Ele, na ingenuidade dos seus 10 anos, disse: “Mamã – achas mesmo que na terra do avô fazem isto?... não, pois não?...” O que lhe digo? Agradecia, que me  respondessem com a maior brevidade possível… Por favor

Atentamente, Catarina Contente – Leiria

 

- Tive conhecimento, que em Campia, na festa de Carnaval, se maltratam animais, nomeadamente fechando dentro de um cântaro um gato, cântaro esse a que se chega fogo para que rebente. Quando finalmente o gato consegue libertar-se, é ainda agredido ou tentado agredir à paulada. Como considero que é uma situação de todo aberrante e cruel, venho apresentar o meu protesto esperando que o vosso jornal, condene nas suas

páginas esta atitude bárbara, ignorante e irracional.

Paula Sousa

 

 - Tive conhecimento através de diversas associações de defesa do animal, de um costume bárbaro que acontecerá por altura do Carnaval na Aldeia de Vouzela.

Estou extremamente chocada e indignada, que situações como esta ainda aconteçam e não querendo acreditar que isto seja possível, no dito mundo civilizado, agradecia que me informassem sobre a veracidade do abaixo descrito. Aguardo uma resposta vossa.

Na falta de uma resposta atempada, farei o que estiver ao meu dispor, para acabar com esta tradição. Incluindo deslocar-me a Vouzela, fotografar e filmar o evento e proceder a queixas a entidades nacionais e internacionais.

Dina Cereja

 

- Se o texto abaixo corresponde à verdade, não sei como conseguem viver com a vossa consciência. Acabem com esta barbaridade e tenham vergonha na cara. Se não querem acabar com a tradição, experimentem meter um dos vossos filhos no cântaro, ou assim já não vos soa tão divertido? Inacreditável como até um padre, que é suposto representar

a bondade, consegue assistir e aprovar um espectáculo deste. INACREDITÁVEL.

Fátima Castro

 

- Ouvi falar de certas “realizações festivas” na V/ região – algures em Campia (?), em que se destaca a prática “tradicional” (?) de prender um gato num cântaro de barro, sendo este

depois colocado num mastro à volta do qual se acende uma fogueira, o que vem a proporcionar grande divertimento à população... precisamente à custa do sofrimento do animal!? Se esta informação estiver correcta, julgo que cumprirá ao V/ periódico (que, penso eu, é para tal que servem os periódicos e todos os “media” ?) esclarecer a população local de que, no século XXI e no seio da Comunidade Europeia, não se conservam práticas “tradicionais” que impliquem o sofrimento de pessoas e de animais, a mesmo que queiramos, também neste campo, continuar na cauda da Europa ou até transitarmos para o 3º Mundo onde, afinal, a “tradição” exige, entre outras coisas, a mutilação dos genitais femininos!!!

Adélia M. Caldas

 

- Recebi o email abaixo e fiquei indignado com quanto atrasado um povo pode ser nos dias de hoje. Normalmente a raça humana tem tendências para evolução mas pelos vistos o concelho de Vouzela falta esta tendência para permitir uma atrocidade destes a acontecer! Com tanta informação que existe, como que um povo podem continuar achar graça um acto de tanto crueldade?? Sugiro que a Câmara, em vez de financiar um acto de pura estupidez, utiliza o dinheiro para educar o povo desta aldeia pré-histórica começando com umas aulas de ética. Enquanto este acto não for proibido e passado a historia não vou passar por Vouzela nem vou consumir mas produtos proveniente da vossa Concelho e com certeza que vou chamar atenção de todas as pessoas que conheço para fazer o mesmo.

Charlie Oliveira

 

- Gostaríamos de saber se os senhores alguma vez denunciaram esta vergonhosa tradição. E se não, se estarão decididos a fazê-lo agora.

Ricardo Matias

 

- Caros senhores, venho por este meio manifestar o meu protesto, desagrado e tristeza face à vossa macabra tradição do uso e abuso dos gatos como forma de divertimento. Tentando nós sermos um país civilizado parece me extremamente primitiva a utilização de

animais ou sacrifício dos mesmos em prol da diversão. Lutamos contra as touradas, criam-se associações e projectos em prol da defesa e direitos dos animais, educam-se as crianças a lutar e a defende-los e vêm os senhores por em causa uma luta travada diariamente contra os maus-tratos aos animais. Agradeço que encontrem outros meios igualmente divertidos mas que não coloquem a vida e o bem-estar de seres inocentes e desprotegidos em jogo.

Ana Mafalda Azevedo

 

- Vergonhoso tal atitude para um festejo, ajudar os animais não é preciso nem há tempo nem disponibilidade nem dinheiro.....mas para atitudes sádicas e horríveis como esta, já há tempo para tudo e nem se olha a meios. Pois eu ao ver tal situação, garanto que ao passar por uma dessas pessoas que tratam assim os animais, a minha ajuda nunca terão podem apodrecer na berma da rua. É triste receber destes e-mail.

Cristina Pinto

 

- Confesso que ainda estou em choque! Vivemos num país onde os direitos dos animais são NENHUNS! Vamos ter de os OBRIGAR a mudar! Os animais não votam mas façamo-los perceber que as pessoas que os respeitam, SIM! “A grandeza de uma nação e o seu

progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais.”

Sofia Gaspar

 

- É com total desagrado e revolta que tomei conhecimento de uma tradição primitiva e cruel que serve apenas para divertir uns quantos sádicos, a qual tem lugar pela altura do Carnaval e q consiste, como V. Exªs muito bem sabem, em colocar 1 gato num cântaro o qual é colocado por cima de lenha a arder e quando este parte e o pobre e desgraçado do animal consegue fugir completamente apavorado é ainda por cima perseguido e morto à paulada. Ora, meus senhores, já é hora de se civilizarem e de deixarem de terem atitudes terceiro mundistas!!! Deviam de ter vergonha por ainda praticarem tradições cruéis e brutais do tempo em q ainda se fazia fogo c/ 2 pedras!!! E ainda por cima usam o factor religião como desculpa p/ se divertirem c/ tamanha barbaridade enquanto enfardam e enchem bem a pança e se embebedam! Como diria Abraham Lincoln: Não me interessa

nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais. Desculpem-me a expressão, mas como é q esta MERDA deste país há-de evoluir e progredir, se ainda há gente que considera torturar e matar animais como motivo de orgulho e de festa? Como é possível haver ainda mentalidades tão retrógradas, tão atrasadas?????? Civilizem-se e hajam c/ dignidade e respeito, respeitando a Natureza e os seres vivos q a ela pertencem! 

Carla Salas

 

- Exmºs Senhores gostaríamos que nos informassem se isto se passa mesmo assim. Caso contrário agradecemos para maior seriedade que nos informem sobre esta tradição.

Ricardo Cardoso

 

- Recebi esta notícia no meu e-mail e fiquei incrédula! Esta notícia (abaixo relatada) é verdadeira? E permanece até os nossos dias? Se sim, como acabar com tamanha selvajaria? Fwd: FW: acabar c/ tradição de tortura a um gato em Campia/Portugal – Costumes bárbaros e medievais no dia de Carnaval em aldeia de Vouzela – IMPEÇA ESTA BARBARIE

Maria Viegas

 

- Venho pedir um esclarecimento relativo a esta denúncia de maus-tratos feita por e-mail. É mesmo isto que sucede? Se assim for, venho manifestar o meu maior descontentamento com a situação. A lei prevê que os maus-tratos a animais sejam punidos e aliás proíbe-os,

como se pode ver no texto abaixo e no caso desta tradição ser verdade, estariam todos a desrespeitar a lei no seguinte ponto: Lei n.º 92/95 De 12 de Setembro Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte: CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Medidas gerais de protecção 1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal. Sem outro assunto, guardo uma resposta e agradeço desde já toda a atenção dispensada.

Susana Flores

 

- Tendo-me sido dado saber, de uma tradição bárbara, nada consentânea com o empenho que de todos os portugueses se espera no sentido de fazermos deste país um país democrático e civilizado e humano. Venho transmitir o meu protesto junto desse meio de comunicação, entidade com grandes responsabilidades no que respeita à informação / formação da população, contribuindo desta maneira para a elevação cultural dos seus leitores com o fito de se alcançar uma sociedade melhor onde caibam o bem-estar e respeito por todos os seus membros, incluindo os animais, nossos companheiros de sempre. Venho solicitar que transmitam aos vossos leitores, o descontentamento que percorre os fios desta grande teia – um descontentamento que, assim o espero, seja dirigido apenas a uma minoria para quem o respeito e bem-estar animal pouco ou nada significam...

Berta Gabriela Marques Brazão

 

- Reencaminhei uma mensagem recebida, como pode verificar de outro endereço. Reencaminharei a sua mensagem para os mesmos destinatários para os quais enviei a primeira, para que fique esclarecida a sua posição. Infelizmente há tantas tradições selvagens e cruéis, ainda em Portugal, que a minha grande preocupação foi evitar que mais um desses eventos acontecesse. Fico muito mais tranquila sabendo que a Autarquia tomará as devidas providências. Apresento-lhe as minhas desculpas, e apelo para a sua intervenção neste infeliz festejo que a acontecer em nada dignificará a aldeia de Campia e o Concelho de Vouzela.

Eunice Pires

 

- Será verdade ????? não acredito que pessoas civilizadas permitam tal. Digam-me que é mentira, por favor.

Carla Lobato Cortesão

 

- Gostaria de resgatar a mensagem “Acabar c/ tradição de tortura a um gato em Campia/Portugal - Costumes bárbaros e medievais no dia de Carnaval em aldeia de Vouzela - IMPEÇA ESTA BARBARIE”.

Eunice Pires

 

- Como activista da Causa Animal, defensora convicta do bem-estar animal, protectora de vários animais que tenho a meu cargo, sócia de diversas associações de defesa animal, e ainda porque faço parte de uma Associação que defende o bem-estar animal... Gostaria que me informassem sobre a veracidade do abaixo descrito. Como devem imaginar, fiquei

chocadíssima com o que li. A barbárie humana não tem limites, e a estupidez humana, já há muito que os ultrapassou. Aguardo ansiosamente uma resposta  de vossa parte, E se não me for respondido atempadamente, estarei na festa descritiva, para fotografar/ filmar o que irá suceder. Procederei com uma queixa, que reencaminharei para o Sepna, e outras

entidades internacionais. Responsabilidades serão apuradas, e será largamente divulgado por todo o país.

Marta Cunha

 

- É em estado de choque que vos escrevo estas linhas, perante a informação que recebi abaixo. Considero-me activista da Causa Animal e defensora dos Direitos e Bem-Estar Animal. Toda a minha vida ajudei, protegi e defendi os animais, que foram abandonados e/ou abusados seja de que forma for, por seres ditos “humanos”, mas que de humanos  nada têm, como podemos comprovar perante situações como esta e outras, pelo que não poderei tomar conhecimento de uma barbárie desta espécie e ficar de braços cruzados. Eu espero sinceramente que a situação hedionda descrita não seja real, pois a confirmar-se, eu estarei presente na dita “festa” para poder testemunhar e reunir provas do sucedido, vou divulgar por todos os meios, entidades governamentais nacionais e europeias, associações mundiais e meios de comunicação, e para finalizar utilizando todos os meios ao meu alcance para levar o caso perante a Justiça Portuguesa. Perante o exposto, solicito uma resposta por parte de V.Exas. com máxima urgência.

Marisa Santos

 

- Eu não queria acreditar no que ouvi sobre a vossa “tradição” de Carnaval em que se massacram animais indefesos – é engraçado que as tradições que se mantêm são aquelas cujas vitimas não têm voz nem maneira de se defender, pelo que me envergonho pertencer a este Povo Tradicional pelos motivos apontados. Agora que esta situação já é conhecida a nível Nacional, espero que termine sem mais vítimas cobardemente fustigadas, até porque será uma péssima imagem para o vosso Município e tal como eu, muitas pessoas ficarão sem vontade que conhecer/voltar a um local onde se tratam dessa forma os animais.

Carla Alexandra Roque Rocha

 

- Chegou-me um e-mail que descreve a forma bárbara, com que os gatos são, em nome  a tradição, cruelmente torturados numa Festa, que mais parece medieval, do que do Século  XI em que vivemos. Não quero deixar de mostrar o meu mais vivo repúdio por tais práticas

indignas de um Povo, que se pretende cada vez mais culto e civilizado.

 António José Mendes Silva

 

- É inacreditável… isto é pura barbárie. Não se pode aceitar que numa era em que consciência de vida é objecto de reflexão e objectivo de vida, se tolerem este tipo de acções. Seja pelos políticos, seja pelos padres (porque senhor padre se bem a bíblia a conhece todos os seres vivos são seres de Deus. O homem não é exclusivo) Não me venham com a tradição, porque se vamos por aqui também a pena de morte era tradição em muitos países, entre os quais o nosso, e no entanto foi abolida. É imperativo que alguém, quem de poder, faça alguma coisa contra estes (des)costumes bárbaros. Não usem seres inocentes para satisfazer os vossos caprichos e vos deliciarem os olhos. A tortura é crime. A Idade Média já era, quer para o poder politico quer para o poder eclesiástico. Querem-se pessoas que contribuam para a evolução e desenvolvimento de um país, de uma mentalidade, não seres retrógrados que contribuem sim, para o mau nome deste país. Tenham vergonha e acabem com isto.

Isabel Romeiro Estrela

 

- Como activista da Causa Animal, defensora convicta do bem-estar animal, protectora de vários animais que tenho a meu cargo e sócia de diversas associações de defesa animal gostaria que me informassem sobre a veracidade do abaixo descrito. Como devem imaginar, não quero acreditar na veracidade do que li. Bem sei que a barbárie humana não tem limites, e a estupidez humana já há muito que os ultrapassou. Aguardo ansiosamente uma resposta de vossa parte, E se não me for respondido atempadamente, estarei na festa descritiva, para fotografar/ filmar o que irá suceder. Procederei com queixa formal para o Sepna e outras entidades internacionais. Responsabilidades serão apuradas, e o facto será largamente divulgado por todo o país e mesmo a nível internacional. Felizmente a tradição já não é o que era.

Carolina Fernandes

 

- Poderia escrever este e-mail na qualidade dos vários cargos que assumo. No entanto, escrevo apenas como mera cidadã. Gostaria que alguma das entidades para quem envio este e-mail me esclarecesse quanto à veracidade dos factos, e ainda quanto à lógica (falta dela) implicita neles. A verificar-se tal tradição, demonstra a pobreza do ser humano ao seu mais alto nível, e será punível do modo possível no país em que vivemos. Pena tenho que não sejamos ainda um país evoluído, onde tais actos representariam consequências pesadas para cada um dos co-autores. Lembrem-se que apesar de tudo, maltratar um animal (tradição ou não) ainda é punível por lei, e eu própria encarregar-me-ei de fazer com que seja feita justiça. Estarei presente na dita festa, e levarei comigo alguns órgãos e comunicação social que poderão relatar mais imparcialmente o que se passar por lá.

Maria Queiroz

- Venho por este meio pedir-Vos que acabem com a tradição carnavalesca do gato no cântaro. Trata-se, como certamente sabem, de maus-tratos a animais e isso não é próprio de um local civilizado e integrado nos dias de hoje, em que todos estamos alertados contra tais praticas de um passado distante. Quero acreditar que verão onde está a razão e irão pôr fim a tal barbárie, substituindo-a por qualquer outra brincadeira muito mais divertida e sem vítimas.

Rita Maria Dias Sanches van Zeller

 

- Tive a triste noticia que realmente em Portugal ainda existe tortura feita em animais, o que é de veras uma atitude de falta de humanidade pois tal como nós são sensíveis a dor e ao sofrimento. Pergunto se algum de nós gostaria de ser preso num sítio escuro ate a hora da nossa sentença final e que tivesse o mesmo desfecho? Ora se somos animais racionais sabemos o que é certo e o que é errado, logo não podemos compactuar com estas atitudes eu considero esta tradição uma falta de humanidade e senso comum

Devem extinguir esta que dizem ser tradição.

José Loureiro

 

- (O ESCÂNDALO DE UM PAÍS CHAMADO PORTUGAL!. IBÉRIA JÁ!...) É preciso ter muita lata!!!! É preciso não ter vergonha nenhuma...É preciso ser muito filho da pátria!!!

Anacleto Abreu Raimundo Agradecíamos que nos incluíssem no v/ envio de e-mails, servirá como abaixo-assinado. ‘Pelo bem-estar de todos nós animais’

M. Caetano

 

Non podo creer nesto, eso non é tradición é crueldade inhumana. Que tal se alguén se pon no sitio do gato? Presidente da Junta? Padre António? Deberían probar este ano con algún de eses que apoian este tipo de “tradición”.

Tatiana Fernández. Vigo, 22 Xaneiro 2008

 




Comentários (10)
Comentários em RSS
1. 26-01-2008 23:54
 
Campia ainda por se civilizar no sec. XX
“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.” 
(Victor Hugo)
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
2. 27-01-2008 03:07
 
ALGUÉM SABE
SERÁ QUE ALGUÉM SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA TRADIÇÃO? NA VERDADE É UMA CRUELDADE PRAS DITAS DONZELAS QUE AQUI CRITICAM UM COSTUME. VOCESES MINHAS SENHORAS POR ACASO SÓ COMEM LEGUMES, JÁ FORAM FECHAR OS CENTROS DE ABATE DE QUADRUPODES AO VEREM QUE O CHOQUE ELECTRICO N È SUFICIENTE PARA MATAR OU ATORDOAR OS ANIMAIS? JÁ PENSARAM NO SOFRIMENTO DOS MESMOS, AGORA DIGAM, AH, MAS É UM MAL NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA DO SER HUMANO, E EU DIGO-VOS MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, A VIDA É SÓ TRABALHO, ALIMENTAÇÃO E MAIS O QUÊ??? FALAR MAL DA VIDA ALHEIA??? É NECESSÁRIO DIVERTIMENTO, É NECESSÁRIO MUDAR A ROTINA DO DIA-A-DIA. 
DIGAM-ME LÁ SE POR ACASO ALGUÉM PERCEBER ESPANHOL, OU SE FOI UM ERRO DE EDIÇÃO, A SENHORA QUE ENVIOU O ÚLTIMO ARTIGO É ESPANHOLA, PORTUGUESA OU ASSIM, ASSIM, DEVERA SER PORTUGUENHOL O QUE ESCREVEU, NON PODO (PUEDO), NON É TRADICIÓN (NON ES), (ES CRUELDAD, DE ENTRE OTRAS COSAS MAS QUE IRRITA PROFUNDAMENTE EN LAS PERSONAS QUE NO TIENEN MAS QUE ACER EN LA VIDA... 
ENFIM, CONTUDO S AXAM QUE SOU A FAVOR DA MORTE DO ANIMAL, DESENGANEM-SE SO QUE A FAVOR DA TRADIÇÃO SIM EU SOU... 
 
GOOD BYE, HASTA LA VISTA, AU REVOIR, ATÉ UMA PROXIMA. 
 
ASINADO POR QUEM ESTÁ LONGE MAS TÃO PERTO...
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
3. 28-01-2008 23:01
 
Comentário sobre um criaturo que acha qu
O homem de Neanderthal que escreveu o comentário acima nem sequer sabe que existe uma LÍNGUA chamada galego... A sua cultura inclui apenas a diversão com a tortura de animais. Se em vez de ter orgasmos a ver torturar gatos se pusesse a estudar um niquinho, veria que no país ao lado não se fala só espanhol! Ah, já agora: nesta última língua, não se escreve "non es", nem "acer"... Consulte as gramaticazinhas (esta palavra não tem mesmo acento, não fui eu que me esqueci), vá lá... e estude um bocadinho para ver se atina e percebe que matar animais para comer não é o mesmo que torturá-los para diversão. Estude, estude, criaturita, que não morrerá de excesso de saber! O pior (?) que lhe poderá acontecer é ficar um nadinha menos estúpido e abrutalhado! Irra!!!!
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
4. 30-01-2008 08:42
 
Comentário sobre um criaturo que acha qu
Todos os dias recebo noticias, seja através de mails de amigos, organizações mundiais, de defesa do animal. 
Pois bem, todos os dias me apetece chorar perante o mundo de atrocidades cometidas pelo Homem, de cuja raça, infelizmente, faço parte. Porquê, mas porque é que há anos ouvimos falar de torturas efectuadas em animais, em nome do que alguns denominam de tradições, religião e mesmo que algumas vozes se levantem contra este mundo, no fundo quem acaba sempre impune são essas pessoas e quem acaba sempre por sofrer são os animais?! Porque é que a minha vida é passada a recolher animais que foram vitimas de maus tratos e se existem alguns que têm a sorte de encontrar as verdadeiras pessoas que os vêem como iguais, como seres que têm tanto direito de viver neste mundo como nós, Homens, infelizmente existem outros com fins tão tristes... Por muito que se diga ou faça, tenho a sensação que no fundo a impunidade vai continuar a reinar, os indefesos animais vão continuar a sofrer, enquanto esta, ainda, longinqua geração não for completamente erradicada da face da terra.
Visitante
 
Sónia
5. 30-01-2008 22:16
 
A mudança está nas vossas mãos...
Boa noite a todos! Não estou aqui para criticar nem julgar ninguém. Não é com insultos que se vai a lado algum. Eu sou vegetariano há cerca de 10 anos (segundo análises recentes, muitíssimo saudável) e tento dentro das minhas possibilidades não usar produtos de origem animal. Quase o estou a conseguir a 100%. O testemunho que eu queria aqui deixar é o seguinte: podemos viver muito bem, divertir-nos ao máximo, e manter tradições, sem magoar pessoas ou animais. O que não entendo é que alguém consiga divertir-se com o sofrimento alheio, seja humano ou animal. Não estou a julgar as pessoas que praticam esta tradição. Quando tive conhecimento dela, enviei um mail muito crítico ao presidente da câmara de Vouzela. Confesso que apesar de não lhe ter faltado ao respeito, critiquei e muito as pessoas envolvidas nesta 'tradição'. Estou aqui para me redimir e pedir um enorme favor a todos os habitantes da localidade em questão: posso garantir-vos que os animais sentem...lembram-se do que lhes fazem e sofrem mais ainda do que nós, pois não entendem o que se está a passar; são como crianças inocentes; ora, nenhum de vocês teria a coragem de fazer mal a uma criança pois não? Eu tenho 2 gatos e sei exactamente do que estou a falar. Quando olho nos olhos dos meus gatos só vejo pureza e inocência no seu olhar. Algo que infelizmente não vejo nos olhos dos humanos. O desfio que vos deixo é o seguinte: modifiquem a tradição de forma a que ela se torne mais divertida e sem o uso de qualquer animal! Isso sim, seria uma verdadeira evolução na tradição e garanto-vos que vocês se iriam sentir muito mais realizados... 
É só isso que peço. E desde já vos agradeço, pois quero acreditar que são todos gente de bem e que apenas só se querem divertir. A forma de o fazerem até agora é que talvez não tenha sido a mais correcta. A mudança está nas vossas mãos. 
Muito agradecido pelo tempo...
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
6. 01-02-2008 12:22
 
A mudança está nas vossas mãos...
Estou muito triste com a mulher que inventou esta história toda manxou o nome da terra por causa de uma estrada que vai passar numa terra dela. DEveria ter vergonha na cara e nunca mais sar de casa. pois o que ela fes não tem perdão. Tudo aquilo é uma grande mentira. :( :( :( :(
Visitante
 
anonimo
7. 01-02-2008 17:22
 
A mudança está nas vossas mãos...
POIS É... Homem estudioso esse Senhor Hugo.  
eu so kis alertar e abrir as mentes á criação de uma nova forma diferente de recriar a tradição, se a única coisa que sabe fazer que é propicia em pessoas com falta de cultura como você, porque a cultura, o hino nacional, as touradas, tudo isso faz parte da cultura e da razao de ser de um País. Quero portando dizer que pretendia apenas abrir as mentes que discordam da tortura do animal, como eu, n sei s me fiz entender, é talvez como faltam poucos dias e porque não, até nesta página proporcionada pelo nosso jornal, criar uma forma de recriar a tradição para que n seja kebrada, mas inventando novas formas de dar projecção a uma festividade que tras muita gente às gentes do interior e da nossa terra, vá lá ... vamos abrir um espaço de reflexao e sugestão.  
sabe senhor hugo o significado da palavra desertificação? de perda de identidade das populações? do envelhecimento localizado das populações do interior? a falta de investimento no interior, a falta da criação de novas oportunidades a jovens? 
Pense um pouco, à sempre forma de dar a volta sem ferir susceptibilidades. 
n vamos pensar so num gato mas em todos os animais, concerteza vai ao circo, diga-me aqueles animais n sofrem? foi voce que soltou os TIGRES??? porque sofriam? ja esteve em algum matadouro, quer fosse de aves ou quadrupodes? 
Pois...  
uma ultima questao? 
está a residir em Lafões??? 
responda-meee.........
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
8. 06-02-2008 00:43
 
A mudança está nas vossas mãos...
Considero condenável a tortura contra os animais indefesos, considerando uma revelação aberrante e um comportamento social característico de uma sociedade primitiva semelhante à Era dos Australopithecus e do Hominis Sapiens. 
 
Além de ser condenável torturem animais no Carnaval de Campia é um mau exemplo nacional e com repercussões negativas ao nível da nossa imagem internacional. 
 
É infantil e revela o baixo grau educacional e cultural deste país.
Visitante
 
João
9. 06-02-2008 13:21
 
Um ser minimamente inteligente...
Além de ser um acto vil e cobarde contra um ser indefeso às suas mãos (como se fosse uma criança atacada por um adulto), é preciso uma tremenda imbecilidade e sadismo para adorar esse tipo de "tradições". Nas terras desenvolvidas já usam bonecos em vez de animais reais, mas parece que ainda temos razões para sermos chamados de atrasados devido a meia dúzia de inegrumes amostras de ser humanos, pois humanidade não têm, ou será que ser humano é torturar seres indefesos (um dia animais, o outro crianças?). 
E não venham pessoas como o iletrado acima que nem sabe que a poucas centenas de km's de nós existem os galegos e que existem vários tipos de espanhol (possivelmente nem sabe que existe também o mirandês, e se alguém dissesse buonas (boas em mirandês) em vez de buenas, aposto que seria insultado também. Típico de pessoas de baixo QI, atacar outras por pensarem que são burras quando elas é que o são. 
E o típico argumento de gente burra que é o de acusar quem defende os animais de comer carne. Enfim, por acaso sou vegetariano a 100% mas acho imbecil ao máximo acusar uma pessoa que defenda os animais só porque existem matadouros algures. Por essa ordem de ideias, se existem terroristas a matar pessoas inocentes no Iraque, podemos fazer o mesmo aqui, é isso? Basta haver algo de mau e podemos fazer igual? Até crianças com 4 anos já distinguem o bem do mal. 
Quem não gosta de animais é má pessoa. Ponto final. E se eu fosse Deus, tudo o que fossem más pessoas desapareciam da face da terra, o mundo era bem melhor sem elas. Menos maldade, mais pureza de sentimentos... 
Eu se tivessem o azar de me ver ao vivo enquanto faziam algo assim, acreditem que não o faziam. 
Alguém devia era fazer-vos o que fazem aos gatos, para sofrerem na pele o que acham tão engraçado. 
A diferença entre quem faz isto e os pobres dos deficientes mentais (que não têm culpa nenhuma e acabam por ser mais civilizados que estes), é que eles aprendem rápido quando lhes ensinamos o que é portarem-se bem, e o que é portarem-se que nem animais selvagens e não o voltam a fazer, tem um mínimo de QI para isso. Se os obrigarem a decorar os milhares de símbolos que alguns gorilas aprendem a fazer facilmente com as mãos, eles não conseguiriam. 
A quem faz isso, desejo que um dia vão parar no meio de tigres em África, metam-se com alguem do vosso tamanho! 
Por alguma razão há zonas cujos jovens cada vez fogem mais para as grandes cidades...
Visitante
 
Nuno
10. 09-02-2008 13:57
 
Um ser minimamente inteligente...
AMIGO BOA SORTE, JA AGORA QUAL O SEU NIVEL DE HABILITAÇÔES? O MEU NAO É LETRAS E NAO FAZ PARTE DE MIM INSULTAR ANIMAIS COMO O SENHOR. POIS NãO OFENDI NINGUEM, BOA SORTE PRA TOURADA EM QUE VAI ENTRAR...
Visitante
 
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.3

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Newsletter

Subscreva e esteja sempre actualizado com o Noticias de Vouzela






As nossas Rádios


Copyright vEsti24

Sudoku