Vouzela,  20 de Abril de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Vouzela

27 de Março 2019

O Agrupamento de Escolas de Vouzela vai desenvolver, no âmbito da “Semana da leitura”, um conjunto de actividades que decorrerão de 1 a 5 de Abril.

Numa antecipação por questões de agenda, decorreu, no dia 8 de Março, uma sessão com a contadora de histórias Inácia Cruz, destinada à educação pré-escolar, que se baseou no livro “Camilo, um Camelo na Selva”, de Júlio Borges e da ilustradora Susana Lima. Os alunos do 2ºciclo, no dia 26 de Março, tiveram o encontro com o escritor Amadeu Braguês, autor de “O caderno que queria ser livro”, ilustrado por Célia Braguês.

No dia 1 de Abril, as escolas do 1º ciclo usufruirão da presença do contador de histórias Rui Ramos, que se baseará no livro “Um chá não toma um Xá”, de Sérgio Guimarães, ilustrado por Ângela Vieira, que incide sobre alguns conteúdos da língua portuguesa, fazendo referência às palavras homófonas e homógrafas.

Durante a semana ocorrerão “Leituras improváveis”, na biblioteca escolar, “Leituras matinais”, em sala de aula e “Pais contadores de histórias”, nas escolas do 1º ciclo e salas dos Jardim- de- Infância.

O programa culminará com a apresentação da peça de teatro “As princesas já não são o que eram”, no âmbito da temática do Plano da Actividades; “Da tradição à inovação”, em que será feita alusão aos direitos humanos, à igualdade de género e à não discriminação.

Iniciativas como esta têm como objectivos, entre outros, sensibilizar para a importância do livro e da leitura, promover o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, educar para os valores e para a promoção dos direitos humanos e das crianças e evolver os pais nas actividades escolares.