Vouzela,  13 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

CIM Viseu Dão Lafões aumenta desconto nos passes para 50%

13 de Agosto 2019

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que o desconto nos passes dos transportes públicos vai aumentar para 50% a partir do dia 1 de Setembro.

A decisão foi aprovada por unanimidade, na semana passada, pelo conselho intermunicipal daquele órgão. “O conselho intermunicipal considerou pertinente o reforço do desconto a praticar pelos operadores da região relativamente aos passes, como forma de estimular e fidelizar o uso dos transportes públicos de passageiros no território”, justificou à agência Lusa o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.

Recorde-se que, no dia 1 de Maio, tinha entrado em vigor um desconto de 20% na compra dos passes e de 25% na compra de bilhetes directos, abrangendo os quatro operadores que fazem o transporte na região, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) em transportes públicos, lançado pelo governo.

A CIM Viseu Dão Lafões recebeu do PART “470 mil euros para 13 municípios e umas carreiras que ficam fora do circuito de Viseu”, revelou, em Abril, o presidente da comunidade intermunicipal, Rogério Abrantes, anunciando ainda que mais 150 mil euros transitaram para a Câmara de Viseu, que também é autoridade de transportes.

O programa prevê que as 21 CIM recebam um total de 23,2 milhões de euros para criarem soluções que alterem “padrões de mobilidade da população, com vista à redução de emissões nos transportes”, salienta o diploma que contém as regras do PART, considerando que, “nos grandes espaços urbanos portugueses, incluindo as áreas metropolitanas e as maiores cidades”, há uma utilização maciça de veículos privados.

O objectivo do Governo é conseguir mais 100 mil utilizadores dos transportes públicos, num total de mais 63 milhões de viagens anuais, reduzindo em 79 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com