Vouzela,  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Guia para entender o que é a Black Friday e aproveitar os saldos

16 de Outubro 2019

A Black Friday está cada vez mais presente nos comércios portugueses. Mas o que é isso? Vale a pena?

Além de todos os saldos que existem ao longo do ano, há ainda uma criação norte-americana que chegou à Europa e Portugal incluso. Ela chama-se Black Friday e está a chegar.

Apesar do nome que parece de um filme de terror, não há nada de dar medo: é só uma sexta-feira especial com saldos em muitas lojas. E podes aproveitar isso se souberes algumas coisinhas que iremos colocar aqui.

O que é a Black Friday?

Na quarta quinta-feira de novembro é celebrado um feriado nos Estados Unidos chamado Thanksgiving (Dia de Acção de Graças). O país para nesse dia para as famílias se reunirem e normalmente às sextas também não se trabalha.

Como é comum no país do Mickey e da Coca-Cola, uma oportunidade de marketing foi vista: vamos aproveitar que os estoques estão cheios e fazer um grande saldo na sexta-feira, quando as pessoas estão livres para vir às lojas e comprar. E assim começou a Black Friday. Você pode saber ainda mais sobre ela através da página Kimbino Black Friday em Portugal.

Algo similar acontece na Inglaterra com o Boxing Day, o dia logo após o Natal. Quem não comprou presentes ou quer aproveitar o facto das lojas precisarem se livrar do que tiverem em seus armazéns, pode fazer as compras no dia 26 de dezembro.

O que preciso saber sobre a Black Friday?

A Black Friday 2019 promete ser cheia, com cada vez mais lojistas a aproveitar essa moda importada para fazer saldos e aumentar suas vendas de fim de ano.

Entretanto, com tantos produtos desejáveis e só um cérebro para processar tanta informação, além do facto que aqui essa sexta-feira será de trabalho normal, é preciso estar à frente dos outros compradores.

Por isso é importante que entres no sítio da Kimbino e vejas os folhetos das mais diversas lojas desde já. Assim podes saber quais são os preços dos televisores, telemóveis, electrodomésticos, roupas, cosméticos, viagens e muito mais.

Por exemplo, podes ver o FNAC folheto para ver os preços dos telemóveis nas semanas anteriores à Black Friday FNAC e assim saber, quando chegar o grande dia, se o preço está realmente abaixo.

O que algumas lojas desonestas costumam fazer é aumentar o preço dos produtos para depois na sexta-feira especial chegarem com uma incrível promoção que é a metade do dobro. Um cliente bem informado com os folhetos não vai cair nessa. E ainda ajuda na preservação ambiental, já que consome digitalmente a informação que antes ia para o papel.

Como fazer uma boa compra na Black Friday?

Além da estratégia que falamos acima, sobre acompanhar os preços com antecedência, há outras tácticas avançadas para ser um mago das compras e só aproveitar o melhor das ofertas.

Por exemplo, ao ver no folheto Media Markt promoções que há um portátil por excelente preço, a sua primeira reação precisa ser ver as configurações.

Como é possível montar um computador com todo tipo de peças, é normal que algumas lojas vendam modelos diferentes que as outras. Seja uma placa de vídeo superior, o sistema operacional Windows estar incluso ou não, uma memória RAM de 4GB e não 8GB, a presença de um SSD, enfim, há vários detalhes que fazem os preços cair ou subir.

Por isso não caia na tentação de comprar na primeira loja. Faça uma grande comparação usando portais como o Kimbino e outros.

E, se for possível, vá até a loja para negociar. Voltando ao exemplo dado, caso encontres um portátil um pouco mais barato em outra loja, mas que não é tão conhecida, podes ir até a Black Friday Media Markt e apontar essa diferença.

É bastante comum que lojistas estejam abertos a negociações, afinal um cliente satisfeito é a razão para um negócio prosperar e uma pequena diferença pode ser eliminada. Ainda mais em uma data especial de saldos.

Leve em consideração também que um produto parado para essas lojas é um prejuízo e a todo momento há novas versões, mais modernas, chegando ao mercado. Eles precisam se livrar daquele produto, essa é a verdadeira razão dos saldos. Então aproveite essa necessidade e faça bons negócios. Especialmente agora que sabes o que é essa tal de Black Friday.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com