Vouzela,  13 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Viseu recebe Feira Nacional de Mel e Fórum Nacional de Apicultura

20 de Novembro 2019

A cidade de Viseu vai receber, entre os dias 22 e 24 de Novembro,  a 18ª Feira Nacional de Mel e o 20º Fórum Nacional de Apicultura, em que, além da exposição de vários produtos, das demonstrações ao vivo e dos tradicionais jantares, vão ser abordados temas como a sanidade e a alimentação artificial das abelhas, as armadilhas contra a vespa asiática ou a apicultura como actividade turística.

A feira começa no dia 22, às 9h30, no Solar do Vinho do Dão, com um workshop de “Aguardentes de mel”, seguindo-se mais três, de “Introdução à Apicultura Biodinâmica”, “Práticas de Produção de pólen” e “Produção de Própolis”. Este ano, e pela primeira vez, os produtores locais de mel usufruem de um espaço dedicado à mostra e degustação do mel da Região de Viseu e da Beira Alta. A ficha de inscrição para expositores pode ser obtida online, bem como a de produtor. Os workshops a repetem-se da parte da tarde, antes da inauguração oficial da 18ª edição do certame, marcada para as 18h00.

O fórum, sujeito a inscrição, decorre no dia seguinte, a partir das 9h00, no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e inclui quatro painéis: Sustentabilidade de Actividade Apícola, Resultados finais dos projectos financiados no âmbito do Plano Apícola Nacional, Mercados e comercialização dos produtos da colmeia – Abordagens contemporâneas e A PAC pós 2020 – Perspectivas para o sector apícola.

Pela primeira vez, os participantes vão poder frequentar dois workshops orientados pela Chef Carolina Oliveira, sendo levados por uma viagem através dos aromas sabores do Mel de Portugal. O fórum encerra com um um Jantar Tradicional Beirão com provas de Vinhos do Dão.

Outro dos pontos altos é o passeio pedestre destinado aos apicultores de outras regiões do país e respectivas famílias, acompanhado por um guia turístico, que vai iniciar-se no Solar do Vinho do Dão pelas 10h00, percorrendo as artérias da histórica cidade de Viseu. A ficha de inscrição está igualmente disponível online.

A 24 de Novembro, pelas 10h00, é retomada a Feira Nacional de Mel, no solar, com o workshop “Viagem pelo mel de Portugal”, seguido de várias apresentações técnicas. O último workshop, às 14h30, tem como tema “Licores de Portugal e o mel – Harmonização nos cocktails”.

Os dois eventos são organizados pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, AABA – Associação dos Apicultores da Beira Alta, Município de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu e Escola Superior de Educação, em parceria com o IPDJ.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com