Vouzela,  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Domingo há papas em Adside

8 de Novembro 2019

No próximo domingo vai haver papas de milho em Adside, freguesia de Campia. No seguimento de uma tradição recuperada há uns anos e no âmbito das iniciativas preparatórias da festa de Agosto (Nossa Senhora dos Milagres), as mordomias têm vindo a dar continuidade a convívios vários, seja para manter acesa a chama de uma festa religiosa cheia de significado para aquelas aldeias (Póvoas), quer para angariar fundos que lhes permitam chegar a 15 de Agosto tranquilas quanto às receitas suficientes para pagar as despesas, sempre relativamente elevadas.

As papas de milho  — como as carolas também, preparadas a partir de farinha menos moída – foram,em tempos recuados, particularmente na primeira metade do século passado, uma base de sustento familiar a que as famílias humildes recorriam quando outros comeres escasseavam. Recordando essa cultura e esse recurso, Adside tem dado bom contributo para que a tradição se mantenha e domingo, ao almoço, lá estarão as papas à espera de quem as vá comer. Sejam com sardinha, carne de porco ou com lagosta, papas são papas e dali não sairá ninguém com fome.

Apareçam, colaborem, convivam, dêem vida e alegria aos convívios sociais que são o sangue que corre nas veias das comunidades do interior do país. Quanto a dinheiros não se preocupem que não há-de ser nenhuma fortuna. Normalmente cada qual dá o que entender. Havia no Coelhoso, aldeia vizinha de Adside mas já pertencente a Alcofra, um velhote de nome Bernardino que era uma referência para a miudagem da altura. Quando lhe perguntavam pelo preço de qualquer coisa ele respondia que “para além de muito cada um dá o que quer”. Apareçam, são convidados da Mordomia de Nossa Senhora dos Milagres, de Adside. Até domingo.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com